Ciência e Quotidiano

Publicidade

Publicações Ciência e Quotidiano da Escola de Mestres

As Superbactérias

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Para entrar em contato com a autora, clique aqui, por favor.

As Superbactérias


dna      O uso indiscriminado (abusivo) dos antibióticos desde sua industrialização promoveu uma seleção natural das bactérias patogênicas (causadoras de doenças). Por isso as populações atuais desses micróbios são bastante resistentes aos medicamentos. Muitas vezes torna-se quase impossível combatê-las e para tanto é preciso usar antibióticos tão poderosos que causam problemas ao próprio paciente, como danos ao fígado ou tecido ósseo.

     Os dentes por serem de natureza óssea costumam ser muito afetados, principalmente nas crianças antes da mudança da dentição. Isso acontece porque os dentes definitivos ainda estão em formação, daí a maior sensibilidade aos antibióticos.

     Mas por quê? O tempo de ação irá depender de vários fatores , normalmente não considerados pelo leigo. Se a pessoa ingere uma penicilina ou uma amoxilina por 3 ou 4 dias, quando normalmente passam os sintomas, não cumpriu o tempo necessário para "destruir" as supostas bactérias, logo se transformou num criadouro de superbactérias (aquelas da seleção natural). E esse mesmo cidadão sai espirrando por aí.
     A ingestão indiscriminada de antibióticos é um dos maiores crimes que se pode cometer contra a humanidade. Cada vez que um de nós toma remédios por automedicação ou interrompe o tratamento está criando a oportunidade para novas doenças se desenvolverem na população. Um exemplo clássico é a TMR ou Tuberculose multirresistente, um tipo de tuberculose na qual o bacilo é tão resistente que nenhuma droga conhecida consegue atacá-lo com eficiência. Normalmente a doença se desenvolve porque a pessoa não ingeriu a medicação o tempo correto (oito meses). A interrupção do tratamento se dá quando cessam os sintomas, mas enquanto isso o bacilo vai se multiplicando com uma resistência muito maior.
     Divulgue este alerta, é importante. As pessoas que utilizam medicamentos sem orientação médica não sabem que podem mascarar a verdadeira doença ou piorá-la. Uma gripe, por exemplo, não é motivo para ingerir antibióticos, a receita caseira ainda é o melhor remédio: vitamina C e cama!


Seleção Natural

A seleção natural é o mecanismo pelo qual os seres mais resistentes, aqueles que já possuem características vantajosas, são selecionados pela natureza, isto é, conseguem sobreviver às pressões do ambiente. No caso, as bactérias mais resistentes sobrevivem e assim continuam a se reproduzir. À medida que novas drogas vão sendo utilizadas, as populações dos microorganismos apresentam cada vez mais resistência a diversos antibióticos. Assim surgem as superbactérias. O mecanismo da seleção natural foi descrito por Charles Darwin ainda no século XIX, logo após uma longa viagem por todo o planeta. Embora Darwin não conhecesse as leis da genética ou os princípios da hereditariedade, percebeu que as populações apresentavam indivíduos diferentes, e por este motivo podiam resistir às mudanças que ocorrem continuamente no ambiente.

 

Deixe seus comentários

0 / 1000 Character restriction
Your text should be in between 10-1000 characters
termos e condições.

Pessoas nesta conversa

Carregar Comentários Anteriores
  • Convidado (Caroline soares)

    muiito boom

  • Obrigada! Volte sempre.

  • Convidado (joao alexandre)

    adorei vai me ajudar bastante no trbalho de cincias do 6ª ano.

  • Convidado (Paula)

    Mt mt legaal, vai me ajudar mt no trabalho de biologia!!! :lol:
    Obrigada!!!

  • Convidado (lucas)

    Vai me ajudar no trabalho da 6 série.

  • Convidado (Mariângela)

    Foi muito esclarecedeora. Meu padrinho foi internado para tratar feridas nas pernas e a cada dia está piorando. O médico disse que é uma super bactéria mas que está tudo sob controle. Não acredito pois a quase um mês ele está no isolamento e todos os pacientes de quartos vizinhos estão a cada dia piores também. Enfermeiros e médicos só circulam pelo corredor desta ala super protegiso por máscaras e aventais especiais. Estou desesperada e não sei mais o que vai acontecer.

  • Convidado (Fabiana Gomes)

    [b][b]Entendi,muito bom o texto foi bastante esclarecedor...Me ajudou bastante nos meus estudos para a prova do vestibular...[/b][/b] ;-)

  • Convidado (leticia)

    Me ajudou muito em ciências.

  • Convidado (ellen nascimento silva)

    o que são as super bactérias?

  • Convidado (Luana.)

    Adorei as informações, vou usar grande parte na pesquisa do meu curso de Saúde Bucal. ;)