Concursos

Publicidade

Concursos Recentes - Civis e Militares

Microdados ENEM 2012 - Parte 1

     O Inep disponibiliza valiosos dados sobre uma série de iniciativas do governo; entre elas, o ENEM. São os chamados Microdados do Enem. O maior dos problemas é que eles demoram muito para serem divulgados. Os dados do ENEM de 2013, por exemplo, ainda não saíram (em 02/2015), apesar dos resultados do mesmo já terem sido divulgados e os alunos aprovados através dele já terem se matriculado nas suas respectivas universidades. Os demais problemas são puramente técnicos, que não cabe citar aqui.

Leia também: Microdados ENEM 2012 - Parte 2

Leia também: Pré-Vestibular por Matéria

Leia também: Português Instrumental com Raciocínio Analítico

Leia também: Curso de Roteiro para TV e Cinema


     Nós, da Escola de Mestres, baixamos os arquivos, superamos as dificuldades técnicas e os pusemos em uma base que pode ser consultada mais facilmente.


     Apesar da informação ser divulgada com um atraso para nós inexplicado, a sua análise é bastante valiosa. Os microdados trazem todas as informações não pessoais sobre o concurso e, com eles, podemos extrair um mundo de informações que podem servir a uma miríade de aplicações, para alunos, escolas, professores e até mesmo políticas governamentais. No pdf abaixo apresentamos apenas uma amostra, bem pueril, embora bastante útil, do que podemos extrair destes dados, que podem ser segmentados em função de uma série de variáveis (sexo, estado, status de conclusão do nível médio etc). Em futuras publicações pretendemos, além de mostrar resultados de Matemática e Linguagens, ir mais a fundo, fatiando esta massa de informações em conjuntos específicos de forma a mostrar outros aspectos interessantes deste concurso tão decisivo para a vida de milhões de famílias brasileiras e, é claro, para o futuro de todo o país.


     Na análise que fizemos contabilizamos somente os que compareceram a todas as provas e que fizeram a redação. As questões exibidas são do caderno azul, mas os dados se referem ao total de candidatos que se submeteram ao exame, independente da cor do cadermo (exceção apenas para algumas questões dos cadernos da cor cinza, que, por constituírem um montante muito pequeno, não interferem nos objetivos desta estatística). Mostraremos a seguir as cinco questões com maior porcentual de erro de cada uma das provas aplicadas no sábado: Ciências Humanas e Ciências da Natureza. O resultado das provas aplicadas no domingo será publicado em breve. Não perca!


     O montante pesquisado compreende 3.943.244 candidatos em todo o Brasil divididos, assim, pelos estados:

 (Passe o mouse pelas barras e saiva qual é a quantidade exata de candidatos que cada barra representa!)

Frequência - ENEM 2012

 

 

Caderno Azul Ciências da Natureza - ENEM 2012

 

Caderno Azul - Ciências Humanas - ENEM 2012

 

 

Continua na parte 2...

Outras informações, por telefone (2549-0678) ou pelo nosso fale conosco.

 

Mais informações sobre nossos cursos, por favor, clique aqui.