Cursos

Apresentação Cursos

Para entrar em contato conosco, clique aqui, por favor.


Apresentação dos Cursos da Escola de Mestres

Os cursos podem ser de "aulas compartilhadas" ou em grupos de até 10 alunos.

Os grupos podem ser formados pelos próprios alunos (como ocorre normalmente com preparações para Magistério comum ou ESAEX) ou por nós mesmos.

Em todos os casos, o material didático básico (que compreende apostilas, livros (para empréstimo por tempo indeterminado), simulados etc) estará incluído no valor da mensalidade.


anabull3 Formação dos Grupos

Grupos formados por nós:

Para certos tipos de preparatórios já possuímos grupos permanentemente formados e em horários fixos. Nestes casos, os cursos são segmentados em blocos de 2 horas que são contratados pelo aluno de acordo com a sua necessidade.

Exemplos:

 

  • o aluno que se preparará para um Vestibular para Medicina poderá optar por fazer 4 aulas semanais, cada uma de duas horas, abrangendo as disciplinas: Biologia (1 aula), Física (2 aulas) e Química (1 aula);
  • o aluno que fará preparação para admissão ao CEFET poderá ter 3 aulas - duas de Matemática e uma de Língua Portuguesa - até a metade do curso e, na segunda metade, 4 aulas - duas de Matemática, uma de Língua Portuguesa e uma de Ciências.

 

Estes são os cursos que são ministrados através do que chamamos de "Aulas Compartilhadas", cujo método será detalhado mais adiante.

Grupos formados pelos próprios alunos:

Para certos cursos não é simples formar um grupo com um certo homogeneidade para um determinado objetivo bem específico. Por exemplo, concurso para professor de matemática (biologia, física etc) da ESAEX (Pedro II, Magistério Estadual etc) ou para Analista de algum órgão público (Banco Central, SUSEP etc). As pessoas interessadas normalmente trabalham em diversos lugares, têm família para cuidar, de forma que a sua disponibilidade fica comprometida, dificultando uma convergência de horários com outros interessados.

Nestes casos, os próprios alunos podem se organizar e conosco compor um roteiro de estudos.

Para estes casos, o tratamento costuma ser o de turmas comuns, com a diferença de que o contato professor-aluno é muito mais eficiente e próspero que nos cursos tradicionais.


anabull3 Aulas compartilhadas ou turmas?

Nas Aulas Compartilhadas, os alunos (no máximo 5) ficam num grupo onde a atenção do professor é dividida entre eles. Cada aluno vê a sua matéria no nível que precisa. Cada um segue o seu ritmo. Ou seja, tudo funciona como se fosse uma Aula Particular. A diferença é que numa Aula Particular o professor gasta o tempo ocioso (quando o tem) olhando para você e numa Aula Compartilhada ele o gasta dando atenção a outro aluno.

As Aulas Compartilhadas funcionam muito bem para a maioria dos casos, em que o aluno ainda não desenvolveu a sua técnica de estudo, precisa fazer exercícios introdutórios como auxílio do professor e carece de um acompanhamento a médio pazo. Os cursos preparatórios para os Vestibulares e as Escolas Técnicas e Militares funcionam, em geral, através de Aulas Compartilhadas.

Para alunos mais maduros, com excelente rendimento de estudo em casa, que são capazes de catalogar e classificar suas dúvidas e que realmente querem fazer isso, recomendamos as Aulas Particulares.

Nas Turmas, todos os alunos seguem um único roteiro (como é feito tradicionalmente). A diferença é que, como nós estamos a par de todas as dificuldades/facilidades que os alunos manifestam, podemos, desta forma, alterar o material ou a metodologia para alguns alunos (passando tarefas extras ou alternativas para serem feitas em casa) e, com isso, evitar que o aluno se afaste de tal forma dos demais que impossibilite a sua permanência no grupo.